Venres 13, Noite das Bruxas en Montalegre

Mañá venres Gomes Mouro en colaboración ca AOFT-Escola de Música Tradicional de Ourense e Algaravía participará na Noite das Bruxas a partir das 19 h (18 h portuguesas) con animación musical e foliada polas rúas de Montalegre (Portugal). A continuación podedes ver o programa completo do evento. Acercaivos para desfrutar co máis exitoso e multitudinario dos que se teñen organizado na veciña vila

PROGRAMA

13h13

Abertura da Feira do Esconjuro

Animação de Rua: Fanfarra Káustica; Trompafós; Sons da Suévia; Academia de Chaves; Xituma Batuque; Tribô; Achicória; Las Çarandas; Pifaradas; Cabra Cega; Ronca & Rasga; Caretos; Corpos de Aluguer; Tambores de Fogo; Mágicos de Rua; Jogo do Pau.

20h00

Jantar em restaurantes embruxadas

Animação pelos grupos de rua

22h30

Desfile de Bruxas e Demónios

23h00

Espetáculo no Castelo de Montalegre

“Magia da Lua Cheia” – Grupo Wee

Esconjuro da Queimada pelo Padre Fontes

Espetáculo Piro-musical

Oferta de Queimada

01h00

Animação pelas ruas e bares

«A primeira sexta 13 do ano trás a Montalegre uma parada alegórica circense, onde nativos e seres terroríficos como bruxas, demónios, criaturas mitológicas, entre muitas outras, deambulam pelas ruas da vila tentando atemorizar os mais imprudentes excursionistas do oculto. Ano após ano, a vila transforma-se, reinventa-se e encarna a temática nos mais ínfimos detalhes para proporcionar uma experiência singular a todos os visitantes.

Este ano, a organização promete ainda surpreender todos os romeiros com uma encenação noturna exclusiva, intitulada como “Magia da Lua Cheia”, exibida, como habitualmente, junto ao castelo de Montalegre. Este espetáculo mitológico de bruxaria, baseado no exilio amoroso de uma Deus Pagão, integra, entre vários momentos teatrais e performativos, o tradicional esconjuro e queimada com a presença do Padre Fontes.

Prepare-se para uma noite assombrosa e deixe-se encantar pelas histórias e superstições da capital do Barroso que coabitam com o imaginário alegórico desta noite muito especial».

MAGIA DA LUA CHEIA

Nesta Sexta 13, Montalegre presenteia o público com o espetáculo “Magia da Lua cheia”. «Uma representação neopagã, com premissas criativas de ópera negra que assenta na base Wicca de origem Celta. Esta representação pretende exorcizar o deus da terra, exilado por espíritos malignos do seu eterno amor, a Deusa da Lua, através da associação dos restantes três elementos da natureza (ar, água e fogo) ao poder da queimada galega. Um coven de 13 bruxas inicia um ritual de chamamento dos elementos da Natureza e dos seus Deuses Supremos, com apresentação de quadros cénicos repletos de efeitos especiais e interpretações musicais extasiantes. Todos juntos numa intrépida batalha, que visa o reencontro de dois amantes, separados 1000 anos pelas forças do mal. A apoteose não poderia deixar de ser preconizada pelo Padre Fontes, numa aparição surpreendente e uma interpretação teatral que faz jus à Sexta 13 de Montalegre. Todo o enredo cessará com um espetáculo piromusical de grande envergadura nas Torres do Castelo».

Advertisements

About Castor e Felix Castro

Músicos e investigadores en patrimonio musical e etnográfico galego
Esta entrada foi publicada en Gomes Mouro, Música tradicional, Rarezas. Ligazón permanente.

Agradecemos os vosos comentarios

introduce os teu datos ou preme nunha das iconas:

Logotipo de WordPress.com

Estás a comentar desde a túa conta de WordPress.com. Sair / Cambiar )

Twitter picture

Estás a comentar desde a túa conta de Twitter. Sair / Cambiar )

Facebook photo

Estás a comentar desde a túa conta de Facebook. Sair / Cambiar )

Google+ photo

Estás a comentar desde a túa conta de Google+. Sair / Cambiar )

Conectando a %s